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Consultar documentos: a relação entre o CNPJ e o CFP para vendas mais seguras

Só quem já teve problemas com inadimplência de clientes conhece a dor de cabeça que isso dá. Além de representar um risco para o fluxo de caixa, em alguns casos a empresa ainda precisa contratar serviços de cobranças ou entrar com uma ação judicial para conseguir o pagamento, o que pode gerar custos extras e tempo.

Diante disso, tanto a consulta ao CNPJ quanto a consulta ao CPF são estratégias positivas para minimizar os riscos na venda. Como a empresa lida com diversos clientes, a ferramenta se torna útil para saber o perfil de pagador deles, estabelecer uma negociação mais segura e evitar situações negativas como atrasos, inadimplência e fraudes.

Quais problemas que podem ser evitados ao consultar documentos?

Fazer a consulta ao CNPJ e CPF é um procedimento simples e que pode evitar diversos problemas para o negócio.

Inadimplência

Reduzir a inadimplência é uma das principais vantagens em consultar o CNPJ ou CPF de clientes antes de concretizar uma venda. Dessa forma, você consegue ter um maior conhecimento sobre os dados financeiros, sendo possível analisar pendências de pagamentos e fatores como cheques sem fundos e protestos estaduais. Essas informações fornecem mais segurança para vendas a prazo, por exemplo.

Desequilíbrio do planejamento financeiro

Inadimplências e atrasos se tornam um problema e tanto para a empresa, pois afetam toda a gestão financeira e podem comprometer o pagamento de despesas com fornecedores, funcionários, entre outros débitos. Diante disso, é importante ter um fluxo de caixa equilibrado e adotar estratégias para evitar atrasos nos pagamentos de clientes.

Golpes e ações maliciosas

Indivíduos mal-intencionados podem utilizar o documento alheio para realizar pagamentos sem fundo ao contratar serviços e comprar produtos. Ao consultar documentos, é possível avaliar o perfil do cliente com mais atenção e reduzir tentativas de golpes e fraudes.

Complicações na liberação de crédito

A estratégia é positiva para aprovar o crédito com mais eficiência e menos burocracia. Por meio do Score Serasa, que indica uma pontuação que vai de 0 a 1000, é possível descobrir a probabilidade do cliente manter os pagamentos em dia.

Sendo assim, quanto mais alto for o perfil do cliente, mais segurança você terá para oferecer compras parceladas ou com cartões de crédito. O sistema também é utilizado para liberações de empréstimo e financiamento.

O que você deve avaliar ao verificar o CNPJ ou CPF de um cliente?

Mesmo que você tenha clientes antigos e com bom histórico de pagamento, avaliar o perfil deles antes do acordo será algo significativo, afinal, instabilidades econômicas podem ocorrer a qualquer momento e isso pode influenciar na capacidade de pagamento. Diante disso, é recomendado adotar a verificação de CNPJ e CPF em todas as transações para vender com segurança e evitar problemas para a empresa no futuro.

Ao aplicar essa estratégia, a principal informação que você levantará é se a empresa ou pessoa têm pendências financeiras. Neste caso, se o documento consultado estiver fora do cadastro de inadimplentes, isso é um bom sinal e a transação pode apresentar um risco menor.

Contudo, ainda é possível fazer uma análise mais detalhada do perfil do cliente e obter informações como dados cadastrais, protestos estaduais e nacionais, ações judicias, entre outros dados. Esse processo é positivo para negociações que apresentam riscos elevados, por exemplo.

Como pesquisar o CNPJ e CPF de clientes?

A melhor forma de pesquisar o CNPJ ou CPF dos seus clientes é fazer isso com uma empresa de consulta de crédito. Dessa forma, você obterá dados mais precisos para tomar decisões acertadas. A contratação geralmente é feita em pacotes com preços e características variáveis. Sendo assim, você deve analisar as necessidades do negócio para adquirir o pacote mais adequado.

Depois dessa etapa, o processo é bastante simples: basta digitar os dados no site de consulta para ter acesso às informações. É importante informar o cliente sobre esse processo para manter a transparência na transação. Algumas pessoas podem ficar incomodadas com isso, mas é essencial para garantir vendas mais seguras.

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